O manual fornece orientações claras para militares lidarem com processos disciplinares de forma justa e transparente, enfatizando a importância da imparcialidade e do respeito aos direitos individuais. Explora o propósito do processo disciplinar e destaca a necessidade de garantir o contraditório e a ampla defesa durante todas as etapas. Ao desmistificar o processo disciplinar, promove a compreensão de que sua ocorrência não mancha a reputação do militar, mas sim faz parte da disciplina militar e do cumprimento das regras estabelecidas. O manual reforça a importância de exigir do Estado um procedimento justo, respeitando os parâmetros legais e assegurando a integridade e o prestígio das Forças Armadas.
Allan Kardec Campo Iglesias é um advogado especialista em Direito Disciplinar Militar. Pós-graduado em Direito Administrativo pela PUC/MG. Professor da Pós-graduação em Prática Administrativa Disciplinar Estadual no Instituto ETNA, coautor do livro Temas Avançados de Direito Militar. É articulista, tendo publicado diversos artigos em revistas importantes como a Revista do Ministério Público Militar.
Iniciou a carreira no Exército Brasileiro em fevereiro de 2011, no 2º Grupo de Artilharia Antiaérea, sediado na Fortaleza de Itaipu, na cidade de Praia Grande – SP. Entrou pelo Serviço Militar Obrigatório, tendo sido promovido a 3º Sargento de Artilharia em 2013. Participou de diversas operações de grande relevo como Operação Rio + 20, Operação Copa do Mundo, Operação Olímpiadas 2016, Segurança do então Presidente da República Michel Temer e diversas outras. Finalizou o Serviço Militar em fevereiro de 2019, passando a dedicar-se integralmente ao exercício da advocacia a causas sociais.
Foi condecorado com a Medalha Mallet, pelo Exército Brasileiro, com a medalha “São Paulo é o Direito e a Força” e medalha MMDC, pela instituição Sociedade Veteranos de 1932. Condecorado com a medalha Cadete Constitucionalista pela Academia Militar do Barro Branco e Instituição MMDC. Recebeu a Comenda de Amigo do 2º GAAAe em 2020.
Atualmente é Presidente da Comissão de Direito Militar da OAB/SP – Santos, e realiza trabalhos no intuito de promover aperfeiçoamento de justiça no âmbito militar.